Identidade Visual

NORMAS PARA APLICAÇÃO DAS MARCAS OFICIAIS

No ato de solicitação de início de execução, o Executor deverá enviar o documento “Declaração de Plano de Identidade Visual” disponível neste link. Não é necessário assinar.

A qualquer tempo, antes de produzir as peças, o Executor deverá enviar os planos de marcas para apreciação da Assessoria de Comunicação da SEESP-ASSCOM. As marcas podem ser baixadas nos links abaixo e enviadas pelo Sistema, por meio da aba “Plano de Marcas” – passo a passo. A ASSCOM avaliará diretamente pelo Sistema os arquivos enviados.

Contato em caso de dúvidas:  asscom@esportes.mg.gov.br e (31) 3915-4707

Logo do Governo de Minas Gerais: link para logo e manual.

Logo da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte: horizontal (.jpg / .png / .eps); vertical (.jpg / .png / .eps)

REGRA GERAL PARA APLICAÇÃO CONJUNTA DAS MARCAS OFICIAIS 

É obrigatória a inserção da logomarca do mecanismo de incentivo a projetos esportivos e da logomarca do Governo de Minas em toda divulgação ou peça promocional do projeto esportivo e de seus produtos resultantes, conforme as diretrizes do Manual de Identidade Visual do Estado de Minas Gerais. A marca ou o nome comercial do(s) apoiador(es) poderá(ao) ser incluído(s) em divulgação ou peça promocional do projeto esportivo desde que respeite(m) as diretrizes do referido Manual.

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*São marcas como, por exemplo, Cemig, Copasa, Codemig, etc.

** São as marcas das empresas privadas apoiadoras do projeto.

As marcas devem respeitar a distância de “1/2 X” entre elas e ter, no máximo, a altura de “X” ou largura de 2/3 de “L” da marca do Governo de Minas Gerais, conforme exemplo acima.

Características gerais da assinatura

- Todas as vezes em que uma ação for realizada via Leis Estaduais de Incentivo, esta marca deverá entrar à esquerda, na primeira linha, abrindo o grid de assinaturas. A marca do Governo de Minas Gerais deverá estar sempre à direita, na última linha, como realizador.

- Em cada chancela, a marca do Governo de Minas Gerais só poderá aparecer uma vez, mesmo que exista mais de um órgão do Governo relacionado.

- Se a marca do Governo de Minas Gerais aparecer em mais de uma chancela (seja como Mantenedor, Patrocínio, Apoio ou Realização), ela deverá ser repetida em cada chancela.

- A marca do Governo de Minas Gerais deverá aparecer conforme previsto no “Manual Identidade Visual 2019 – Marca” quando associada a qualquer órgão, fundação e empresa pública.

- Ficam restritas pelo manual supracitado as chancelas a serem trabalhadas em peças de contrapartida, não sendo permitido que se criem variações de chancelas, por exemplo: Patrocínio Master, Apoio Cultural, Divulgação, etc.

- Para demais dúvidas, favor consultar o “Manual Identidade Visual 2019 – Marca”, disponível no link http://www.governo.mg.gov.br/Servicos/Detalhe/40.